Projetos Didáticos-Produtivos


A escola desenvolve, através da Cooperativa-Escola, projetos agropecuários que têm por objetivos o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem e a geração de recursos financeiros para a auto-sustentação da fazenda e do setor de residência dos alunos.

Os projetos agropecuários desenvolvidos pela Cooperativa-Escola são priorizados em função da vocação do setor agropecuário do município de Vera Cruz e região, do mercado de trabalho do Técnico em Agropecuária em função de sua viabilização e rentabilidade.

São desenvolvidos os seguintes projetos:

 

Projeto Suinocultura, Leitões e Capadetes


O projeto conta com uma instalação que possui maternidade, baia para recria, terminação de capadetes e baia para reprodução (matrizes e cachaços), totalizando 400 m2 de área útil.

 

 

 

 

 

 

Projeto Avicultura Corte e Postura


O projeto avicultura de corte possui uma instalação com todos os equipamentos necessários ao desenvolvimento do mesmo, com capacidade para a produção de 750 frangos mensais.

O projeto avicultura postura conta com uma instalação moderna, tipo Califórnia, (modelo de criação), com capacidade para abrigar 400 aves de postura, possuindo também uma sala para armazenamento e preparo de ração e classificação de ovos.

 

 

Projeto Bovinocultura


O projeto ocupa uma área de pastagem com aproximadamente 39,02 há. Possui um rebanho bovino composto por 60 cabeças, objetivando a produção de leite.

Procurando modernizar o projeto através da Cooperativa-escola foi construída uma sala de ordenha e equipamentos adquiridos pelo Projeto Vitae.

Atualmente contamos com 10 animais em lactação produzindo em média de 12 litros de leite por cabeça, sendo uma parte destinada para as aulas práticas de processamento de produtos e outra para consumo in natura.

 

Projeto Horticultura


Funciona no sistema tradicional e também produz em cultivo protegido.

A produção é destinada primeiramente para o refeitório da escola e também é comercializada pela Cooperativa-Escola através da feira realizada na cidade de Vera Cruz.

 

 

 

 

 

Culturas Anuais


O presente projeto desenvolve as culturas do milho, feijão, e abóbora, mandioca voltado primeiramente para o processo de ensino e de aprendizagem bem como captação de recursos financeiros para a Cooperativa-Escola.

O principal projeto é a cultura do milho, pois toda a produção é destina ao arraçoamento de suínos e aves da Etec.

Com a finalidade de diversificar as aulas teóricas e práticas são desenvolvidos projetos demonstrativos como algodão, soja e amendoim.

 

 

Reflorestamento


O presente projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Vera Cruz e o Lions Club visando reflorestar 2 ha as margens do Corrego Ribeirão das Garças.

 

 

 

 

 

 
Escola Técnica "Paulo Guerreiro Franco" - Etec Vera Cruz
Estrada Ribeirão das Garças, km 03 | CEP: 17560-970 | Vera Cruz - SP | (14) 3492.1373 |