Parcerias


Desenvolvemos alguns projetos em parcerias:

 

Projeto: "Formação de gestores da cadeia produtiva do café"


Projeto foi implantado com apoio de parceiros VITAE e está em andamento. Contempla a qualificação de profissionais de nível médio com competências e as habilidades necessárias para o gerenciamento da cadeia produtiva do café, com postura ética e crítica.

Assim o projeto visa proporcionar um ensino de forma contextualizada e interdisciplinar, utilizando como eixo temático a cultura do café.

As ações previstas e que estão em andamento são relacionados a implantação de uma lavoura de café irrigado com fertirrigação.

Contempla também a instalação de um setor de preparo pós-colheita , industrialização e comercialização do café ,além da ampliação do acervo bibliotecário e a capacitação de docentes,funcionários.

Atualmente o café esta sendo torrado empacotado, pronto para a comercialização e aguardando a definição da embalagem, com rotulagem apropriada para mercado.

 

Projeto: "Modernização e Dinamização da Área Agroindústria"


Projeto implantado em parceria com o Programa VITAE de Apoio ao Ensino Técnico e Agrotécnico.

Através do projeto, foram reformados os prédios do setor de agroindustrialização da escola na área de processamentos de carnes e vegetais. Foram adquiridos e instalados equipamentos para o processamento de produtos de origem animal (carnes) e de origem vegetal, além da construção de um abatedouro para pequenos e médios animais. Pelo projeto também levou a aquisição de mobiliários, micro- computadores, livros, fitas VHS e DVDs para a biblioteca da escola.

Completando o projeto também foram capacitados professores e auxiliares de instrução envolvidos com a área agroindustrial, através de cursos específicos e visitas técnicas.

Atualmente os equipamentos e a estrutura física estão sendo utilizados para as aulas práticas de processamento de produtos agropecuários, processamentos de carnes e de vegetais dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroindústria, atende também alunos em estágio.

Em parceria com o SENAR/SP o projeto propicia a realização de cursos extracurriculares na área de agroindústria relacionados ao processamento de carnes e de vegetais.

Pela Cooperativa-Escola os produtos processados são comercializados no município gerando recursos financeiros que são aplicados na escola.

 

Projeto: "Ampliação do setor agroindustrial na área de leite e derivados"


Projeto implantado em parceria com o programa VITAE de Apoio ao Ensino Técnico e Agrotécnico, destina-se a melhoria da qualidade de ensino na Etec "Paulo Guerreiro Franco", envolvendo desde a obtenção higiênica do leite, com ordenha mecanizada até a transformação do mesmo em subprodutos.

Através do projeto foram adquiridos todos os equipamentos e máquinas para processamento do Leite desde a embalagem do leite in natura até a transformação em queijos, iogurtes e doces. Foi construído pelo projeto um prédio próprio para o processamento de uma sala de ordenha.

Na prática o projeto é utilizado para as aulas práticas e estágios dos alunos relacionados ao processamento de leite e derivados e dos produtos agropecuários dos Cursos: Técnico em Agropecuária, e Técnico em Agroindústria.

Também o presente laboratório é utilizado para a realização de cursos extracurriculares para a comunidade do Município de Vera Cruz-SP.

Atualmente a escola encaminhou a documentação para a obtenção de registro de funcionamento jun to ao SIF (Sistema de Inspeção Federal) para legalizar a comercialização dos produtos.

 

SENAR/SP-Sindicato Rural de Vera Cruz


A escola oferece as instalações (laboratórios), e a alimentação para a realização de cursos extracurriculares da área agropecuária, artesanato, administração, processamento de produtos agropecuários e outros para alunos da escola, proprietários rurais, empregados de fazendas e comunidade Vera Cruz, sendo oferecido em média 2 cursos por mês aos finais de semana.

 

Lions Club / Etec


Reflorestamento com mudas nativas das margens do Ribeirão das Garças.

Foram realizados plantio de 2000 mudas com esta parceria (Projeto em desenvolvimento)

 

S.O.S-Mata Atlântica - Viveiro Flora Paulista


Plantio de 5000 mudas nativas para reflorestar a margem do Ribeirão das Garças. (Projeto já implantado)

 

Selo Escola Solidária


A escola recebeu o selo "Escola Solidária" pelo Instituto Faça a Parte, em 2.007, como forma de reconhecer e identificar instituições públicas que articulam e protagonizam atividades e projetos de voluntariado educativo.

O projeto apresentado foi junto a Associação São Vicente de Paula, no abrigo de Velhos "Tereza Belluzzo", com desenvolvimento de hortas com os alunos e idosos da instituição. (Projeto encerrado)

 
Escola Técnica "Paulo Guerreiro Franco" - Etec Vera Cruz
Estrada Ribeirão das Garças, km 03 | CEP: 17560-970 | Vera Cruz - SP | (14) 3492.1373 |